Bem Vindos

"...Por isso lhe faço esse convite e abro esse espaço onde coloco pensamentos, experiências. Diminuindo distâncias, quebrando barreiras, estreitando laços já firmados e criando outros que com certeza serão abençoados por Deus. Pelo menos tem sido assim em minha vida. A cada dia descubro que Deus está comigo, se revelando em cada pessoa que Ele escolhe e coloca em meu caminho pra ser apoio, guia, porto seguro, enfim... Seja Bem Vindo – AMIGO"
Está (ão) pessoa(s) online neste blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CONSTRUINDO HISTÓRIA, GERANDO VIDA.


Muitas vezes vivemos e nem se quer prestamos atenção na vida que nos rodeia, ou seja, apenas vivemos. Talvez por falta de atenção, talvez por preocupações, imediatismos, individualismos. Talvez por pressa, ansiedade; ou até, pelo próprio desprazer de viver.

De qualquer maneira, seja qual for o motivo, nos distraímos, saímos do foco que nos remete ao significado de viver e de participar do mais sublime mistério, dom e presente que recebemos de Deus: A vida.

Se, a cada dia, ao abrirmos os olhos conseguíssemos perceber a riqueza de poder fazê-lo e agradecêssemos; se tivéssemos a consciência real do que isso representa, nossa vida seria mais cheia de sabores. Não exaurida de dores, afinal somos um complexo de prazeres e sofrimentos que nos traz sabor e conhecimento, sabedoria. Com isso conseguiríamos olhar mais para os lados, para os outros; exercitar a caridade: forma fecunda de tocar a alma do próximo e a própria, focar a vida num todo, como mistério, como dádiva.

Há pessoas que passam a vida lamentando, questionando sua existência e sofrimentos. Outras não contestam, não perguntam, mas também não vivem com todo o entusiasmo que a própria palavra oferece. Não entram no movimento. Não participam. São coadjuvantes da própria existência.

Cada vez mais estamos nos aprisionando num mundo só nosso, individual. Procurando pelo prazer imediato, pelo que pode exterminar todo e qualquer sofrimento. Somos infantilizados no sentido de não conseguirmos mais assumir a responsabilidade e a essência de nosso viver. Mas, na hora primordial de sermos crianças sabendo descobrir o sabor e riqueza de viver sorrindo e chorando, caindo e levantando não o fazemos. Regredimos, voltamos à nossa estupidez adulta e racional.

Diante do empobrecimento de nossa existência, o importante é voltar. Voltar-se para Deus. Voltar para quem acolhe, protege. Voltar a viver. Muitas são as fontes em que podemos retornar. Amigos, família... Esses são imprescindíveis para não pararmos, não deixarmos de acompanhar o belo movimento da vida. Com eles somos ativos, somos participantes e construtores de história.

Muita história, muita vida é gerada em nós por nossa família, nossos amigos. São eles exemplos de fé, de amor, de paz, coragem, perseverança, enfim, aspectos que remetem à verdadeira expressão do que é viver. São amigos, são irmãos, são tanto e fazem tanto. E hoje, de maneira especial, são geradores de vida.