
“Metade de nossa alma é um bom amigo”. Assim dizia Santo Agostinho a respeito desses que chegam a nossas vidas, assim, como quem não quer nada, e acabam por se apoderarem de parte de nós.
Muitas são as frases e pensamentos que ouvimos a cerca dessa relação com esse desconhecido que nos encontros proporcionados pelo movimento da vida vai se aproximando; dessa aproximação as descobertas, as afinidades, as diferenças, enfim o conhecimento do outro. Outras vezes os melhores e mais fiéis amigos estão bem próximos de nós, debaixo do mesmo teto, mas, mesmo assim, o processo é o mesmo. Há-se de ter o encontro e o reconhecimento. No próprio processo se dá a melhor das explicações desse sentimento, desse relacionamento que nos chega como graça, como benção: o que encontramos nesse “outro” somos nós mesmos; encontramos no amigo aquela parte de nós que muitas vezes se faz distante, perdida. Daí a falta que sentimos deles, principalmente dos que não estão tão próximos fisicamente. Essa falta que sentimos, na verdade é a falta de nós mesmos. A falta do que não encontramos em nós e achamos no outro. Parece até um sentimento egoísta, mas não, ao analisarmos veremos que é comunhão.
Interessante que apesar da saudade, apesar da falta, em amizades verdadeiras e saudáveis não há lacunas, ou seja, como o outro é parte de nós, não é condição de existência da amizade a presença física, pois ela se faz primeiro no coração, não alma.
Condição para se receber essa graça de Deus chamada amigo é o autoconhecimento. A coragem de se revelar para si próprio, sem medos, vergonhas, reservas. Encarando as virtudes e as misérias, ou seja, se conhecer para poder chegar ao outro sem máscaras e reconhecer nele a parte de nós que nele está. Sem essa coragem para alcançarmos a nós mesmos, nos fechamos em nós, e, pior, nos fechamos superficialmente em nós e nossas relações se tornam todas superficiais, pairam na superfície.
Não podemos esperar que tenhamos esse relacionamento profundo com todas as pessoas com as quais nos deparamos; pelo contrário, são poucos os verdadeiros e bons amigos que “ganhamos” ao longo de nossa vida, contudo, nós não reconhecemos a amizade verdadeira apenas no depara-se com o outro. O amigo cativa e cativar é criar laços e pra isso é preciso conhecimento, tempo.
Tempo: palavra importante também na amizade. Tempo de crescimento, transformação, amadurecimento. Quem não sabe esperar, não sabe ser amigo, afinal, o amigo é a fração do tempo que parou para nós, exclusivamente, e sabe ser exclusivo sem se fechar para outras relações. O verdadeiro amigo nos abre para novas amizades. Não aprisiona.
Exemplo maior de um bom e verdadeiro amigo é Jesus. Ele ama incondicionalmente, conhece e respeita nossos limites, não nos aprisiona, nos deixa livres para escolher o amor. Não é ciumento, ao contrario, nos agracia com novas e verdadeiras amizades. Ele entende nossas dúvidas, medos, quedas e sempre nos acolhe, se inclina até nós e nos estende a mão.
O verdadeiro amigo está sacramentado em nosso coração, afinal, o tiramos do ordinário de nossa vida para colocarmos no extraordinário da mesma. Ser amigo é saber amar, e amar é mais que sentimento é decisão assim como a amizade também o é. Deixemo-nos sermos amigos.
A vocês meus amigos de caminhada, de oração, risos, choros, alegrias, tristezas, vitórias...Vidas compartilhadas...Comunhão. Dedico essas palavras, agradeço por me levarem a mim e peço que Deus os abençoe hoje, dia do amigo, e a cada dia, afinal são dias, anos, vidas de dedicação, palavras, orações, escutas, silêncios, enfim Amizades.
Feliz Dia do amigo!

Fred, querido amigo!
ResponderExcluirDeus te abençoe sempre meu amigo
Parabéns pela mensagem, obrigada pela amizade
Adoro vc! bjo bjo
Fica com Deus
Feliz Dia do Amigo meu lindo!!
ResponderExcluirAdorei a mensagem, realmente nossos melhores amigos nos levam a nós mesmos. Te adoro
Beijos
Fred
ResponderExcluirAbençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!e vc é um deles sinto um grande carinho por vc!Deus te abençoe adoro vc
Boa tarde amigo e irmao.Neste dia em que se dedica por excelência ao Amigo, quero agradecer pela sua amizade em minha caminhada.Que amigos, sejam sempre aqueles que nos mostram a verdade mesmo quando ela venha carregada de dor.
ResponderExcluirObrigado
fique com Deus.
renato
Gostaria de estreitar nossa amizade e dizer com muito orgulho, o Fred eh meu amigo.
ResponderExcluirbjs.
Vida da Naninha! Meu grande amigo! Como já te disse inúmeras vezes, somos amigos, irmãos de sangue, irmãos em Jesus, irmãos em Maria! Além disso, você é meu padrinho...padrinho do meu marido duas vezes.....são inúmeras as suas atribuições e presenças na minha vida! Você está em quase toda ela! hehehehehe E como é bom saber que somos AMIGOS! Amigos mesmo, de verdade! Auqeles que t~em o dom de os revelar o melhor que existe em nós! Aqueles que nos fazemver melhor nossas limitações e querer, a partir do somatório de vidas que se fazem amigas, ultrapassar tai limitações! Voc~e é isso pra mim! Meu confidente! Apessoa que eu não tenho medo de confesar minhas fraquezas, pois sei que nas suas imperfeições também me ajuda a ser mais forte!
ResponderExcluirObrigada jesus, de todo o meu coração, por me pertimir ser muito mais que amiga do Dé, obrigada por colocá-lo tão próximo a mim, por colocá-lo comigo desde o meu nascimento! E obrigada, ainda mais, por me fazer aproveitar a chance de ser muito mais que irmã e ser muito mais que amiga, ser sua amiga-irmã/irmã-amiga!
Te amo absurdamente!
Dou minha vida por ti, sem pestanejar!
Deus te abençõe meu AMIGO! Meu Irmão!
Dade dade do Dé que a Nana ama muito mais que o infinito do infinito! Ama ama ama muito!
Fica com Deus
ta lindo aqui e o texto da bem resumido HAHAHA
ResponderExcluir