
Estamos vivendo um momento de transição. Um processo iniciado com a individualização, com a emancipação do homem, com o progresso da ciência e com o sistema capitalista que potencializou todos os demais e nos carregou para um processo de globalização, com o qual nós ainda estamos nos habituando. Aprendendo de forma “trágica” a conviver com o novo a cada segundo. Essa rapidez tecnológica interfere no comportamento do próprio ser humano que se torna flexível demais dando origem a uma sociedade líquida que se molda de acordo com o momento. A moda, o estilo, a cópia. Com isso: o vazio existencial, a falta de vínculos, de responsabilidades definitivas, de compromissos. Somos Descartáveis.
Temos de concordar que os benefícios de tanto progresso são muitos; as facilidades são inúmeras. Mas não podemos esquecer que se há de ter o equilíbrio no usufruto dos mesmos, pois sem ele nos deparamos com crises existenciais, crescimento do individualismo, uso da liberdade de forma exacerbada, diminuição da solidariedade, deteriorização dos laços afetivos, degradação do meio ambiente, corrupção, satisfações instantâneas. Insatisfação. Por vezes temos a impressão de que o mundo escapa por entre nossos dedos, como a sociedades liquida citada acima.
Trata-se de uma crise de raízes antropológicas e espirituais. Vivemos num mundo que alimenta a cultura da morte. Perdeu-se a marca do ser humano que é chamado a viver a “vida divina”.
É preciso, para tanto, buscar uma ética global para que se manifestem e se concretizem os valores que foram perdidos. É preciso resgatar a importância da família, da educação, do amor, da religião, do comprometimento... É necessário buscar os quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser. Assim, deixaremos de ser pessoas aprovadas para sermos pessoas necessárias.
Descobriremos-nos necessários para o outro, para a vida de quem necessita de nosso apoio, de nossa doação, de nossa solidariedade. Solidariedade essa que é a chave para lutarmos e sairmos da crise pela qual passamos, para crescermos juntos como humanos e divinos que somos.
Ao ler o título do texto, me veio em mente uma pregação, acho que do padre Jonas, em que ele dizia que nós devemos ser como líquidos, que se molda ao coração de Deus, que se molda à forma que Ele desenhou para nós. Qdo comecei a ler o texto, me entristeceu em saber o quão perigoso é sermos líquidos, mas ao mesmo tempo, contemplei a beleza de Deus de nos deixar sermos líquidos, de nos deixar livres! Livres para escolher a qual forma se moldar, a quais mudanças se adaptar, a quais caminhos se deixar percorrer..... perigoso, sim.... mas não se olharmos para nosso alvo: DEUS. A liberdade é um poder muito grande.... e olhar pra Deus nos ajuda a seguir os melhores moldes e se deixar moldar...e se deixar lapidar! Mesmo que nossa fuga seja o endurecimento, o congelamento desse líquido (por medo de não conseguir resistir às tantas formas e moldes que poderíamos assumir, se mesmo assim, endurecidos, tivemos a vontade e o desejo de ser o melhor de Deus, ELe não exitará em moldar o mais duro dos diamantes! Eu me aventuro a ser líquido, nas mãos de Deus, e essa liquidez aqui ganha muito mais riqueza de significados e sentidos! Eu me arrisco com a liberdade porque sei que tenho pessoas que junto com Deus fazem parte dos moldes da minha existência. Pessoas que escrevem textos lindos e cheios de vida, que numa segunda -feira (cheia de trabalho) me fez pensar em Deus, me fez pensar na vida, me fez um melhor! Pessoas com o dom maravilhoso da palavra, que também me ajuda a ser o que sou, nos moldes que Deus quer para mim! Tenho certeza que é assim com tantas outras pessoas que estão na sua vida e tantas outras que ainda virão! Não canso de repetir isso, afinal quero ser para ti um pouquinho do que é para mim: MOLDE. Tú és sim sacerdote ETERNAMENTE! Molde de tantas vidas! Palavra de sabedoria para tantos líquidos que aida quererão descobrir a melhor forma de ser: SANTO! Que Deus continue sempre te modelando meu amor, para que sua proximidade com aquilo que um dia será nos leve também a ser o que devemos ser! Amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo você absurdamente! Quero sempre ser parte com Deus nos moldes da sua vida! Que Ele me permita isso sempre!
ResponderExcluirSaudades mais que infinita!
Amoo amooo amooooo
Beijo da Naninha e do Nenê na Naninha e do dindo mais lindo!
Olá meu amor... Como sempre suas sábias palavras me fazem refletir e nesse tempo de reflexão me fez sentir ainda mais forte o quanto você é especial pra mim e o quanto você será especial para tantas outras pessoas que passará por você ... para se cumprir a sua missão que Deus te reservou!
ResponderExcluirNão satisfeita somente com o sentimento que explodia no meu coração, pedi por uma palavra no livro sagrado e recebi: "O sumo sacerdote Simão" Eclo 50,1-29 ... (28-29)"Feliz o homem que medita nessas coisas, pois quem as coloca no coração se tornará sábio. Se as coloca em prática, será forte em tudo, porque a luz do Senhor é o seu caminho"
Precisamos de mais tempo para meditar sobre a grandeza e a beleza de Deus, pensarmos mais sobre nossos valores, colocarmos Ele na direção de nossas vidas, bendizermos ao Senhor por maravilhas que realiza em nós!!!
E nesse momento meu irmão querido foi muito bom párar e meditar contigo.... TE AMO TE AMO TE AMO infinitamente te amo, LOUVO E AGRADEÇO A DEUS POR TÊ-LO COMO MEU IRMÃO.... MINHA VIDA...AGRADEÇO AINDA MAIS POR TER TE ESCOLHIDO PARA SER SACERDOTE, AQUELE QUE LEVARÁ A PALAVRA DELE PARA TANTAS PESSOAS... VOCÊ É LINDO.... NOSSO PRESENTE DE DEUS... BEIJOS DA TATA!!!!!
Ola meu amigo e irmao. Paz e Bem. Realmente este sociedade sem freios nos assusta e nos atrai. Principalmente a nós, portadores de um start do pensar, de um querer recomeçar. É preciso defender e semear os valores da edificação da justiça, paz, amor e do outro. A sociedade liquida é um fato, mas não é difinitiva ela pode ser transformada, com os esforços e as experiência de amor e de perdão de cada um de nós.
ResponderExcluirabraços.
Oi Fred! Importante a sua meditação. Também me preocupo com o caminho que toma nosso mundo. Só tenho uma certeza: Aquele que nunca abandonou os seus há de voltar os olhos pra direcioná-los. Que nós também voltemos nossos olhares para ELE acreditando na Sua intervenção.
ResponderExcluirComo é bom saber que temos pessoas como você! Já é um dos pontos positivos para o futuro do nosso mundo. Deus continue te abençoando sempre!
como não comentei esses tempos, fiz questão de comentar todos que não comententei, hahaha ! Te amo, parabééns pelo bloog !
ResponderExcluir